{"id":380,"date":"2014-02-25T13:12:25","date_gmt":"2014-02-25T13:12:25","guid":{"rendered":"http:\/\/faepe.com.br\/?p=380"},"modified":"2022-09-26T20:20:48","modified_gmt":"2022-09-26T23:20:48","slug":"pais-nao-tem-como-escoar-safra-sem-fila-admite-ministro-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faepe.com.br\/pais-nao-tem-como-escoar-safra-sem-fila-admite-ministro-2\/","title":{"rendered":"Pa\u00eds n\u00e3o tem como escoar safra sem fila, admite ministro"},"content":{"rendered":"

\"safra\"<\/a><\/p>\n

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Lucas Baptista\/Futura Press
\nApesar das a\u00e7\u00f5es do governo, longas filas j\u00e1 se formaram neste ano<\/p>\n

Fonte: O Estado de S\u00e3o Paulo<\/p>\n

O Brasil ainda n\u00e3o disp\u00f5e da infraestrutura que necessita para escoar a safra de gr\u00e3os, e \u00e9 imposs\u00edvel garantir que n\u00e3o haver\u00e1 fila nos portos, admitiu em entrevista exclusiva ao ‘Estado’, o ministro da Secretaria Especial dos Portos (SEP), Antonio Henrique Silveira. “\u00c9 muito dif\u00edcil ter situa\u00e7\u00e3o com absoluta aus\u00eancia de filas.”
\nO ministro informou, por\u00e9m, que o governo est\u00e1 atuando para evitar o problema, inclusive aplicando multas pesadas. At\u00e9 ontem, a Ag\u00eancia Nacional de Transportes Aquavi\u00e1rios aplicou um total de R$ 300 mil reais em multas a quatro terminais.
\nOntem, ele se reuniu com produtores, tradings e os minist\u00e9rios da Agricultura e Transportes para refor\u00e7ar a necessidade do agendamento dos caminh\u00f5es, diante de resist\u00eancias do setor privado. A descida programada dos ve\u00edculos at\u00e9 o porto \u00e9 a grande aposta do governo contra o gargalo portu\u00e1rio, mas desde o in\u00edcio da safra j\u00e1 houve pelo menos dois epis\u00f3dios em que formaram-se filas de caminh\u00f5es n\u00e3o agendados.
\n“O Pa\u00eds precisa de mais infraestrutura, mas n\u00e3o \u00e9 poss\u00edvel prov\u00ea-la imediatamente”, afirmou o ministro. Uma possibilidade em estudo para minimizar os problemas \u00e9 o Minist\u00e9rio dos Transportes refor\u00e7ar o controle do tr\u00e1fego de caminh\u00f5es. E a Agricultura convencer os produtores a embarcarem os gr\u00e3os de forma planejada.
\n“A turma que embarca gr\u00e3os no Centro-Oeste tem de ter a consci\u00eancia que o agendamento \u00e9 absolutamente necess\u00e1rio para o bom resultado de seus neg\u00f3cios”, frisou o ministro. Ele explicou que as multas pela falta de agendamento poder\u00e3o encarecer o frete.
\nHidrovia prejudicada. Este ano, at\u00e9 a estiagem contribuiu para o congestionamento nas estradas, contou o ministro. Com pouca chuva, a hidrovia Tiet\u00ea-Paran\u00e1, por onde s\u00e3o escoados 5 milh\u00f5es de toneladas, perdeu um ter\u00e7o de sua capacidade. Assim, houve um acr\u00e9scimo de 1,6 milh\u00e3o de toneladas nas estradas.
\nA despeito do crescimento dos portos no Norte do Pa\u00eds, Santos ainda \u00e9, atualmente, a principal porta de sa\u00edda da produ\u00e7\u00e3o de gr\u00e3os do Centro-oeste. A forte concentra\u00e7\u00e3o das cargas l\u00e1 e no porto de Paranagu\u00e1 (PR) ainda \u00e9, na vis\u00e3o do ministro, um gargalo no sistema portu\u00e1rio a ser atacado.
\n“O desafio \u00e9 ter uma log\u00edstica mais integrada, fugindo da sobrecarga do eixo rodovi\u00e1rio, e uma redistribui\u00e7\u00e3o geogr\u00e1fica, que j\u00e1 come\u00e7a a acontecer”, afirmou o ministro.
\nAparelhamento. O Minist\u00e9rio dos Portos contratou tamb\u00e9m uma consultoria que vai enfrentar outro antigo problema da \u00e1rea: o aparelhamento das companhias docas. A nova lei dos portos, aprovada no ano passado, mudou o papel dessas empresas. De acordo com Silveira, elas passaram de “donas” dos portos para uma esp\u00e9cie de “s\u00edndico de condom\u00ednio”. Assim, o modelo de gest\u00e3o e as obriga\u00e7\u00f5es mudam de natureza.
\nUma tarefa das companhias \u00e9 cuidar dos acessos portu\u00e1rios, que s\u00e3o um ponto cr\u00edtico. Na semana passada, a Secretaria de Portos lan\u00e7ou um edital para contratar um servi\u00e7o de dragagem no porto de Santos. A empresa ter\u00e1 a miss\u00e3o, durante tr\u00eas anos, de manter a profundidade da \u00e1rea em 15 metros.
\nMas o que Santos precisa \u00e9 reformular toda a geometria do porto, e esse trabalho demandar\u00e1 mais tempo. Segundo Silveira, na \u00faltima d\u00e9cada os navios aumentaram rapidamente de tamanho. Os que transportam cont\u00eaineres passaram de 200 metros para 400 metros. Assim, surgiram dificuldades para manobr\u00e1-los.<\/p>\n

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  Lucas Baptista\/Futura Press Apesar das a\u00e7\u00f5es do governo, longas filas j\u00e1 se formaram neste ano Fonte: O Estado de S\u00e3o Paulo O Brasil ainda n\u00e3o disp\u00f5e da infraestrutura que necessita para escoar a safra de gr\u00e3os, e \u00e9 imposs\u00edvel garantir que n\u00e3o haver\u00e1 fila nos portos, admitiu em entrevista exclusiva ao ‘Estado’, o ministro …<\/p>\n

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