{"id":2369,"date":"2017-12-04T13:54:39","date_gmt":"2017-12-04T13:54:39","guid":{"rendered":"http:\/\/faepe.com.br\/?p=2369"},"modified":"2022-09-26T19:50:52","modified_gmt":"2022-09-26T22:50:52","slug":"nota-de-repudio-contra-aumento-da-carga-tributaria","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/faepe.com.br\/nota-de-repudio-contra-aumento-da-carga-tributaria\/","title":{"rendered":"Nota de Rep\u00fadio contra aumento da carga tribut\u00e1ria"},"content":{"rendered":"

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O Sistema CNA manifesta seu total rep\u00fadio \u00e0s recentes a\u00e7\u00f5es do Senado Federal para aumento da carga tribut\u00e1ria, manifestado pela aprova\u00e7\u00e3o do projeto da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n\u00ba 37\/2007 na Comiss\u00e3o de Constitui\u00e7\u00e3o, Cidadania e Justi\u00e7a (CCJ), de autoria do Senador Flexa Ribeiro (PSDB\/PA) e relatoria do Senador Antonio Anastasia (PSDB\/MG). A proposta segue agora para vota\u00e7\u00e3o em plen\u00e1rio.<\/p>\n

A proposta visa revogar a chamada Lei Kandir (Lei Complementar n\u00ba 87\/1996<\/a>), para aumentar a arrecada\u00e7\u00e3o tribut\u00e1ria nos Estados, via institui\u00e7\u00e3o da cobran\u00e7a do Imposto Sobre Circula\u00e7\u00e3o de Mercadorias e Servi\u00e7os (ICMS) incidente sobre produtos exportados. Atualmente a cobran\u00e7a \u00e9 vedada por dispositivo constitucional.<\/p>\n

Em um momento em que a economia brasileira est\u00e1 demonstrando sinais de recupera\u00e7\u00e3o, saindo de sua maior recess\u00e3o econ\u00f4mica, seja em dura\u00e7\u00e3o, seja na intensidade, alguns parlamentares prop\u00f5em aumento na carga tribut\u00e1ria dos contribuintes, quando na verdade, deveriam estar discutindo uma melhor gest\u00e3o fiscal nos estados. O problema fiscal dos estados \u00e9 fruto de recorrentes inefici\u00eancias, e n\u00e3o por falta de recursos.<\/p>\n

Em 1996, quando a Lei Kandir foi institu\u00edda, o saldo da balan\u00e7a comercial do agroneg\u00f3cio era de US$ 12,2 bilh\u00f5es, em 2016 o saldo foi\u00a0US$ 71,3<\/a>\u00a0bilh\u00f5es, aumento de 484%, fruto dos benef\u00edcios que a Lei Kandir ofereceu. Em contrapartida, a arrecada\u00e7\u00e3o do ICMS em 2016 atingiu R$ 645 bilh\u00f5es, enquanto em 1997 a arrecada\u00e7\u00e3o foi de R$ 59 bilh\u00f5es, um aumento de quase 1.000%.<\/p>\n

Mais do que estimular as exporta\u00e7\u00f5es, a Lei Kandir promoveu na economia brasileira um ambiente mais est\u00e1vel e favor\u00e1vel. At\u00e9 a promulga\u00e7\u00e3o dessaque \u00e9 uma das Leis mais importantes da hist\u00f3ria brasileira, o saldo deficit\u00e1rio das exporta\u00e7\u00f5es promovia desestabiliza\u00e7\u00e3o e ataques especulativos \u00e0 nossa moeda. A partir da\u00ed, o Real foi alicer\u00e7ado sobre as bases dos recorrentes super\u00e1vits na balan\u00e7a comercial. Que agora est\u00e3o sob risco.<\/p>\n

Lembrando ainda que, medida similar, foi adotada na Argentina de Cristina Kirchner e refletiu em queda na rentabilidade dos produtores rurais argentinos e explos\u00e3o da infla\u00e7\u00e3o no pa\u00eds vizinho. Atualmente, o governo argentino retirou a incid\u00eancia sobre a maioria dos produtos agropecu\u00e1rios.<\/p>\n

Esperamos que tal iniciativa n\u00e3o prospere. Em momento em que reformas estruturantes s\u00e3o discutidas para reduzir o custo Brasil, a PEC 37 vai na contram\u00e3o daquilo que o pa\u00eds precisa para se tornar mais competitivo. O agroneg\u00f3cio que responde por quase 50% das exporta\u00e7\u00f5es do pa\u00eds n\u00e3o tem como absorver mais esse custo.\u00a0 O setor que tem ajudado o pa\u00eds sair da crise ser\u00e1 duramente penalizado com a aprova\u00e7\u00e3o dessa PEC.<\/p>\n

Assim, o setor agropecu\u00e1rio e toda a sociedade brasileira dizem n\u00e3o ao aumento de impostos.<\/p>\n

DIRETORIA DA CONFEDERA\u00c7\u00c3O DA AGRICULTURA E PECU\u00c1RIA DO BRASIL (CNA).<\/strong><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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