Presidentes de federações participam da abertura do Seminário Pecnordeste

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

Brasília e Fortaleza (05/07/2108) – Os presidentes das nove federações da agricultura da região Nordeste participaram da abertura do 22º Seminário Nordestino de Pecuária (Pecnordeste), nesta quinta-feira (05), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

No seu pronunciamento, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), Flávio Saboya, propôs a criação de um programa de segurança estratégica alimentar animal e chamou a atenção para as fragilidades do setor.

“O momento não é apenas de comemoração pelas boas chuvas e pela boa produção, mas, principalmente, de avaliação e conscientização das fragilidades que submetem o agronegócio nordestino a tamanha instabilidade”, disse.

O presidente da Federação da Agricultura do Estado do Pernambuco (FAEPE), Pio Guerra, que representou o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, destacou as ações da entidade e das Federações de Agricultura do Nordeste para o fortalecimento do agronegócio.

“Somos os maiores produtores de castanha de caju, de cacau, de melão, de manga, de caprinos, de ovinos, entre outros. Somos autossuficientes no Nordeste, somos grandes e integramos a nova imagem que precisa vestir a pecuária brasileira”, afirmou.

Durante a cerimônia, a CNA, o Banco do Nordeste e o SENAR, assinaram um acordo de cooperação para expandir e qualificar o atendimento aos produtores rurais que fazem parte da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG).

Além de Flávio Saboya e de Pio Guerra, os outros sete presidentes das federações da região participaram da abertura: Álvaro Arthur de Almeida (FAEAL), Humberto Miranda (FAEB), Hilton Coelho de Sousa (FAEMA), Mário Borba (FAEPA-PB), Sérgio Bortolozzo (FAEPI), César Augusto Martins (FAERN) e Ivan Sobral (FAESE). A cerimônia também contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, e do secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca do estado, Euvaldo Bringel, além de autoridades, lideranças políticas e presidentes de sindicatos rurais da região.

evento conta com a participação de nove segmentos do agronegócio cearense: apicultura, aquicultura e pesca, artesanato, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura, suinocultura e turismo rural.

Assessoria de Comunicação CNA com informações da FAEC