O presidente do Sistema Faepe/Senar-PE, Pio Guerra, visitou o Sindicato Rural de Bezerros, nesse sábado (29). No local, o gestor foi recebido pelo presidente do sindicato, Luiz Sales, e acompanhou a aula presencial do primeiro Curso Técnico em Agronegócio à Distância, implantado pelo Senar Pernambuco, com polo sede na cidade.
A importância e necessidade de ampliar conhecimento e a qualificar a mão-de-obra no campo foram ressaltados pelo presidente, durante a visita. Ele enfatizou que Bezerros tem destaque na produção de tomate, repolho, acelga, goiaba e horticultura, e conta com um Sindicato Rural atuante. “Esses são fatores muito positivos que impulsionam o desenvolvimento socioeconômico e educativo do município”, salientou, reforçando a expansão do setor rural atrelado aos cursos do Senar-PE.
Presente a visita, o superintendente do Senar Pernambuco, Adriano Moraes, ressaltou que a nova modalidade de educação a distância, e gratuita, amplia as possibilidades de acesso ao ensino na zona rural. Segundo Adriano, são alunos do Polo de Bezerros, gestores rurais da Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão pernambucano e, até do estado de Alagoas. “Com duração de dois anos, o curso Técnico em Agronegócio desenvolve profissionais para a realidade do campo, os habilitando na aplicação de procedimentos de gestão e de comercialização do agronegócio para atender todos segmentos e cadeias produtivas da agropecuária pernambucana” ressaltou Moraes.
Consultora empresarial especializada em Turismo e Hotelaria, Manuela Gomes (29), se prepara para dar uma guinada na carreira. Graças a capacitação, hoje, ela vê no agronegócio novas possibilidades de atuação através das pluriatividades associadas ao Turismo Rural, com a proliferação de hotéis-fazenda, spas, pousadas e casas de segunda residência, no Agreste pernambucano. “O curso é inovador, me fez descobrir no empreendedorismo um campo de atuação vasto e moderno. Além disso, a flexibilidade de horários e a credibilidade dos tutores do Senar fazem esse curso primordial para minha evolução profissional”, ressaltou Manuela.
Somente em 2015 foram capacitadas mais de 18 mil pessoas pelo Senar – PE e, até agosto deste ano, aproximadamente 9 mil já concluíram cursos em diversas linhas de atuação.