O município de Petrolina foi o local escolhido para o encontro por possuir a maior área de plantio do país
A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) promove, nesta quarta-feira (22), o primeiro painel sobre os custos de produção da goiaba no Brasil. O levantamento, que será realizado em parceria com Sindicato Rural de Petrolina, irá viabilizar a atualização do valor da fruta, bem como seu impacto no bolso do produtor e consumidor.
O painel será coordenado pelo presidente do sindicato Edis Matsumoto e atualizado pelo assessor técnico da Comissão Nacional de Fruticultura da CNA, Eduardo Brandão, que irá avaliar as despesas aplicadas em insumos, tipos de tecnologia e o processo técnico adotado nas áreas produtoras do Estado em comparação com as demais regiões do país. Atualmente, a fruta é comercializada em Pernambuco a R$ 30 (a caixa com 25 kg).
De acordo o assessor técnico, a iniciativa com a cultura é pioneira no país e será realizada propositalmente em Petrolina, porque o segmento está em ascensão no município que, atualmente exporta 80% da produção de goiaba para o mercado europeu. A coleta e geração dessas informações é de responsabilidade da Confederação da e Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). “As informações definidas no painel culminarão em um sistema de dados, que servirá para nortear o produtor durante todo o processo produtivo, desde o plantio, passando pela colheita, até a comercialização”, explicou Eduardo Brandão.