Dirigentes de Sindicatos Rurais, que representam os produtores pernambucanos, se reuniram na capital pernambucana, na terça-feira (25), em Assembleia Geral Ordinária da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), para aprovar as ações de 2023 e discutir demandas de interesse do setor produtivo.
Entre as deliberações, foram aprovadas por unanimidade a Ata da Assembleia Geral Extraordinária do Conselho de Representantes; a Proposta da Diretoria para anistiar as anuidades dos Sindicatos Rurais filiados referentes ao exercício do ano anterior; a proposta da Diretoria para doação de bens móveis inservíveis da Faepe e o Parecer do Conselho Fiscal e da Prestação de Contas da Diretoria referente ao Exercício Financeiro de 2023.
O presidente da Faepe, Pio Guerra, enfatizou durante o encontro que a participação ativa dos representantes nas discussões do setor é essencial e que o diálogo entre as lideranças rurais deve ser contínuo.
Na ocasião, Adriano Moraes, superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar-PE), apresentou um balanço das ações realizadas pela instituição. Segundo ele, entre janeiro e dezembro de 2023, mais de 15 mil pessoas foram capacitadas gratuitamente em 1.339 treinamentos, abrangendo cursos técnicos, formação profissional rural e promoção social nos principais segmentos da agropecuária pernambucana, como a cana-de-açúcar, pecuária, avicultura e fruticultura. Já no programa de Assistência Técnica e Gerencial, a expectativa é atender 9.154 produtores em doze cadeias produtivas.
Para encerrar o encontro, Emmanuel Ferro, coordenador da Agrinordeste, apresentou filme institucional da 30ª edição da feira que é promovida pela Faepe, e exibiu a planta do evento de 2024, programado para acontecer de 7 a 10 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.