Concurso para realização do Censo Agropecuário, em 2017, é prioridade

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

censo-agropecuario

JC Concursos – É grande a expectativa para que seja realizado em 2017 o Censo agropecuário e, consequentemente, a abertura do concurso do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Ao todo, o certame deve contemplar 82.050 vagas para todos os níveis de escolaridade. Com certa frequência, foi discutida no Senado Federal a importância deste censo para o país. O Presidente do IBGE, Paulo Rabello de Castro, já argumentou que último Censo Agropecuário aconteceu apenas em 2006 e que deveria ter sido feito pelo menos cinco anos depois, em 2011, o que não aconteceu. Está em análise no Congresso Nacional o Orçamento Federal para o próximo ano e nele consta um adendo feito pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado mostrando urgência na realização deste censo, já que “tal como na vida dos seres humanos, pelo menos a dos precavidos e bem planejados, exames periódicos de saúde são essenciais”.

Outro argumento feito pela CRA é que a abertura do concurso para temporários ajudaria a melhorar o desemprego: “Num País que ainda sofrerá, e 2017, da chaga do desemprego em massa, a contratação temporária, por concurso nacional, desses 58 mil brasileiros, com seu respectivo treinamento, se constitui em verdadeira política federal de rendas e de emprego, uma enorme frente de trabalho temporária e relevante, pelo grande interior do Brasil”.

As oportunidades serão para os cargos de analista censitário (250 vagas), analista censitário regional (486 vagas), agente censitário administrativo (700), agente censitário municipal (5.500), agente supervisor (12.540), agente censitário de informática (174) e recenseador (62.400).
Fonte: Jornal Folha de Pernambuco
Foto: Divulgação| internet