FÓRUM DAS SECAS DE 2021 TRAZ PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA DIGITAL DA ÍNDIA IMPLANTADA NA AGRICULTURA

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email

FÓRUM DAS SECAS DE 2021 TRAZ PALESTRA SOBRE TECNOLOGIA DIGITAL DA ÍNDIA IMPLANTADA NA AGRICULTURA

O evento, realizado pelo Sebrae e Faepe, vai acontecer no dia 18 de janeiro, com transmissão pelo Youtube

No dia 18/01, às 10h, ocorrerá a primeira edição do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas, com o tema “A difusão de tecnologia em formato digital implementada na região semiárida da Índia no estado de Karnataka. O evento é uma realização do Sebrae e da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe).

O encontro vai acontecer com transmissão pelo Youtube. As inscrições para o evento on-line e gratuito poderão ser feitas preenchendo o formulário disponível clicando neste link: https://forms.gle/QZeYdubvf8ATrshF8.

A referência do tema do Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas deste ano trata de um estado do país asiático com características parecidas as do semiárido brasileiro. A Índia, comumente conhecida por sua pobreza, população excessiva e uma rica história que se estende por mais de quatro mil anos tem se transformado nos últimos anos, passando a ser uma das economias mais dinâmicas no mundo. Alcançando a quinta posição entre os países com maior Produto Interno Bruto, em 2021. Estimando-se que, no ano de 2050, será a terceira mais importante economia.

Neste sentido, foram convidados dois especialistas em extensão rural em duas unidades educacionais da Universidade Rural de Karnataka, o Dr. A. Bheemappa, do campus de Dharwad e o Dr. Mahantesh Patil, do campus de Raichur. Com isso, será apresentado na palestra o que tem sido realizado na Índia e, em particular, no estado de Karnataka em termos de avanço em extensão rural, transferência de tecnologia e inovação em apoio ao produtor da região. Algumas das atividades agrícolas no estado de Karnataka são comuns ao semiárido brasileiro, a exemplo dos cultivos de algodão, milho, cana-de-açúcar, e cultivos como o grão de bico, o feijão guandu, bem como a pecuária de leite.

Similar ao Agreste e, de certo modo, ao Sertão, a agricultura na região central da Índia é predominantemente representada por pequenas propriedades rurais, as quais devem depender ainda mais de tecnologias que permitam mais eficiência na tomada de decisão e a colocação de seus produtos no mercado consumidor interno e externo. O país conta com uma vasta região semiárida a seca, o Planalto do Deccan, na região central, e o deserto do Rajastan, no oeste do país. Karnataka se coloca entre os estados mais importante do ponto de vista agrícola e tecnológico contando ainda com uma significativa região semiárida.

Este estado, pioneiro na revolução de computação e tecnologias da informação, que se encontra em curso, a partir da cidade de Bengaluru (antiga Bangalore), vem procurando dotar seus agricultores e empresários do que existe de mais atual em termos de avanços tecnológicos, ligando uma atividade tradicional, a agricultura de pequenos produtores ao que existe de mais atual de modo que esta atividade deixe de ser algo eminentemente de subsistência e passe a ser um setor dinâmico e inserido na fase de crescimento atual que demonstra a economia do país, como um todo.

 Serviço:

 Inscrição: https://forms.gle/QZeYdubvf8ATrshF8.

Transmissão pelo Youtube: http://youtube/rxYv9fS4Gpk