Fonte Assessoria Sebrae Pernambuco
postado por Fernando Castilho http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br/jcnegocios/
Preocupado com a diminuição do suprimento de energia elétrica no estado e o seu impacto para os negócios, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual (CDE) do Sebrae, Pio Guerra, convidou a consultora de regulação e suprimentos de energia, Conceição Cavalcanti, para realizar palestra na reunião mensal do CDE, na manhã dessa quinta-feira (20).
A especialista esclareceu sobre o Panorama do Suprimento de Energia Elétrica em Pernambuco e no Nordeste, e os principais riscos decorrentes disso. Segundo a consultora, os problemas têm origem – principalmente – no esgotamento da matriz energética hidráulica, e na importação de energia elétrica de outros sub-mercados, como o do Sudeste, que tem sua matriz também comprometida, com o recente período de temperaturas elevadas, que demandaram maior consumo de energia nessa região.
Ela estima o próximo mês maio como ponto crítico, com possibilidade de racionamento de energia elétrica, caso não ocorram chuvas até esse período. “Essa questão não é só dos governantes, é de todos nós.
Temos de articular junto à classe política, para que ela possa vocalizar nossas preocupações. Lamentavelmente, este é um ano eleitoral”, declara Pio Guerra.