Novo presidente, Pio Guerra, terá como prioridades ações de convivência produtiva no Semiárido
O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, assumiu a presidência da Comissão Nordeste da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) com a meta de acelerar o desenvolvimento socioeconômico da região.
Ao lado do presidente da CNA, João Martins, e dos demais presidentes das federações de Agricultura do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Bahia), Pio Guerra pretende ter uma forte atuação junto aos produtores rurais nas demandas do setor agropecuário.
Para ampliar o diálogo em torno das questões da agropecuária no âmbito estadual, recentemente, o novo gestor já se reuniu com representantes da Associação Avícola de Pernambuco (Avipe), do Sindicato dos Cultivadores de Cana-de-Açúcar de Pernambuco (Sindicape) e da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP). Nos próximos dias, Pio Guerra provavelmente se encontrará com os representantes do setor de todo o Brasil, no Fórum Mundial da Água.
“Para que a agropecuária tenha um crescimento integrado, é necessário respeitar as singularidades e vocações de cada estado, no que se refere à produção de alimentos e, ao mesmo tempo, agilizar o fluxo de trocas comerciais na região”, afirmou o presidente.
Perfil – Natural do Recife, Pio Guerra é engenheiro agrônomo, formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e produtor rural nos municípios de Pedra e Gravatá. O novo presidente já foi diretor e presidente da CNA e dos conselhos do Senar, do Sebrae nacional e do Sebrae de Pernambuco.
Atualmente, o gestor preside o Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas. A iniciativa é um espaço de debates, que reúne instituições empresariais, governo e sociedade na busca por soluções permanentes para tornar viável a convivência produtiva em Pernambuco e no Semiárido brasileiro.