O presidente da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe), Pio Guerra, recebeu na quarta-feira (05.07), no Recife, o superintendente Federal do Mapa em Pernambuco, Carlos Ramalho.
No encontro, eles discutiram medidas para uma maior integração no setor produtivo entre as duas instituições, uma vez que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é responsável pela gestão das políticas públicas de estímulo à agropecuária, pelo fomento do agronegócio e pela regulação e normatização de serviços vinculados ao setor.
O presidente da Faepe relatou ao superintendente a necessidade de o poder público, em todas as suas esferas, dar mais assistência aos produtores rurais do semiárido. “Não adianta termos acesso a informações se não levarmos soluções tecnológicas de convivência com a seca ao produtor”, ressaltou.
Outra iniciativa anunciada na reunião é a participação do Mapa na 25ª edição do Agrinordeste, que acontece de 23 a 25 de agosto, no Centro de Convenções de Pernambuco. Isso porque, o evento é uma oportunidade de apresentar a sociedade os serviços do Ministério, em estande institucional.
Os gestores ainda avaliam a possibilidade de trazer o ministro do Blairo Maggi para o evento. “Queremos mais cooperação com o Mapa. Temos muito a fornecer e os produtores têm muito a ganhar”, ressaltou o representante da classe produtora rural.