Mais de 140 cursos de capacitação destinados à profissionalização da população rural são apresentados na 75ª Exposição de Nordestina de Animais e Produtos Derivados, no Parque de Exposições do Cordeiro, no Recife. A ação é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Pernambuco (Senar-PE), entidade vinculada a Federação da Agricultura do Estado (Faepe).
O destaque deste ano é a implantação do Curso Técnico em Agronegócio. Essa é o primeira qualificação técnica do segmento, de nível médio, na modalidade à distância, realizada em Pernambuco. A capacitação é totalmente gratuita e tem duração de dois anos. Nesse período, os alunos detém conhecimento sobre ambientação, economia e contabilidade rural, políticas públicas para o agronegócio, gestão de custos, técnicas de produção vegetal e animal, tecnologia e inovação na agropecuária, entre outros.
O curso ainda oferece estágio supervisionado em propriedades, empresas e outras organizações do agronegócio. Com isso, o recém-formado poderá atuar tanto em propriedades rurais, indústrias, federações e associações, como em empresas de pesquisa e fomento. ”A grande vantagem é que os gestores rurais têm a oportunidade de ingressar num mercado em crescimento e, que atualmente, impulsiona a economia do País. Além disso, o perfil técnico em agronegócio é valorizado e está em falta no Brasil”, explica o presidente da Faepe, Pio Guerra.
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural também vem prestando atendimento gratuito e especializado no estande institucional, dentro da exposição. No espaço, os supervisores de Treinamentos fazem orientações gratuitas sobre o leque de oportunidades existentes no meio rural. A 75ª Exposição Nordestina de Animais e Produtos Derivados é uma realização conjunta da Sociedade Nordestina dos Criadores (SNC) com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara) e segue até o próximo domingo (13).
Durante a mostra, o presidente da Faepe, Pio Guerra, esteve, acompanhado do superintendente do Senar-PE, Adriano Moraes, na Sara, na quinta-feira (10), para fazer uma visita de cortesia ao secretário da Agricultura, Nilton Mota. O objetivo do encontro foi fortalecer a parceria no atendimento aos produtores e trabalhadores rurais, bem como na defesa dos interesses da categoria.