Quem somos


A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco-FAEPE é uma entidade sindical de grau superior com jurisdição em todo o Estado que goza de respeito em todas as entidades públicas ou privadas, em função da seriedade de suas ações e do seu trabalho no atendimento aos produtores e trabalhadores rurais, seja na preparação da mão de obra especializada para ingressar no mercado de trabalho, seja na promoção social do homem do campo, seja na defesa dos legítimos interesses da categoria patronal rural.

A história da Faepe começa em abril de 1968,  quando o então, Ministro Jarbas Passarinho, assinou a carta sindical transformando a Federação das Associações Rurais do Estado de Pernambuco em Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, surgindo uma entidade sindical integrante do Plano de Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e incorporando os legítimos ideais da liderança rural, destacando-se nesta fase o Dr. Lauro Borba, primeiro presidente da instituição.

Sediada em Recife, a Faepe foi constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal da categoria econômica rural, em Pernambuco, perante os poderes públicos, colaborando com estes estudos e solução de todos os assuntos que possam contribuir com a expansão da economia pernambucana.

Com a criação do SENAR PE (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Pernambuco), em 07 de Abril de 1993, a Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco ganhou seu braço de atuação na área de capacitação profissional e assistência social ao trabalhador e pequeno produtor rural do Estado.

O Sistema FAEPE / SENAR é formado pela Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- Administração Regional de Pernambuco e Sindicatos Rurais com base municipal, que integram o sistema CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.

Com uma diretoria composta de vários presidentes dos sindicatos filiados, a Faepe participa como membro dos muitos fóruns de discussões das questões rurais no âmbito estadual e nacional, sempre contribuindo com o ponto de vista dos agropecuaristas pernambucanos.