FAEPE faz palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural


floresta

 

Da Redação

A convite da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, o diretor Florestal da CPRH, Paulo Teixeira, faz palestra nesta quarta-feira, 19, no auditório da federação sobre o Cadastro Ambiental Rural para empresários do setor. O prazo para adesão ao CAD, criado pelo novo Código Florestal já está em vigor. No encontro, Teixeira vai esclarecer as dúvidas dos produtores e falar sobre a obrigatoriedade do cadastro e o que deve ser feito para efetuar a inscrição.
Em Pernambuco mais de 300 mil proprietários de imóveis rurais terão de declarar ao governo federal a forma de utilização do seu lote, através do Cadastro Ambiental Rural (CAR), programa nacional que visa integrar as informações ambientais referente à situação das Áreas de Preservação Permanente (APPs). O propósito é saber, no Estado, se as áreas remanescentes de mata atlântica e caatinga nas propriedades privadas estão de acordo com as normas do Código Florestal.
No Estado, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) coordena o projeto em parceria com outros órgãos. Caso não se cadastre, o proprietário não poderá vender seu imóvel nem terá acesso a linhas de crédito e à participação em programas como o Garantia-Safra.